quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Revolução Industrial


História da Revolução Industrial, pioneirismo inglês, invenções de máquinas,
passagem da manufatura para a maquinofatura, a vida nas fábricas, origem dos sindicatos.
revolução industrial - interior de uma fábrica
Interior de uma fábrica durante a Revolução Industrial
  Introdução

A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção. Enquanto na Idade Média o artesanato era a forma de produzir mais utilizada, na Idade Moderna tudo mudou. A burguesia industrial, ávida por maiores lucros, menores custos e produção acelerada, buscou alternativas para melhorar a produção de mercadorias. Também podemos apontar o crescimento populacional, que trouxe maior demanda de produtos e mercadorias.
Pioneirismo Inglês

Foi a Inglaterra o país que saiu na frente no processo de Revolução Industrial do século XVIII. Este fato pode ser explicado por diversos fatores. A Inglaterra possuía grandes reservas de carvão mineral em seu subsolo, ou seja, a principal fonte de energia para movimentar as máquinas e as locomotivas à vapor. Além da fonte de energia, os ingleses possuíam grandes reservas de minério de ferro, a principal matéria-prima utilizada neste período. A mão-de-obra disponível em abundância (desde a Lei dos Cercamentos de Terras ), também favoreceu a Inglaterra, pois havia uma massa de trabalhadores procurando emprego nas cidades inglesas do século XVIII. A burguesia inglesa tinha capital suficiente para financiar as fábricas, comprar matéria-prima e máquinas e contratar empregados. O mercado consumidor inglês também pode ser destacado como importante fator que contribuiu para o pioneirismo inglês.
Avanços da Tecnologia

O século XVIII foi marcado pelo grande salto tecnológico nos transportes e máquinas. As máquinas a vapor, principalmente os gigantes teares, revolucionou o modo de produzir. Se por um lado a máquina substituiu o homem, gerando milhares de desempregados, por outro baixou o preço de mercadorias e acelerou o ritmo de produção.
Locomotiva da época da Revolução Industrial Locomotiva: importante avanço nos meios de transporte

Na área de transportes, podemos destacar a invenção das locomotivas a vapor (maria fumaça) e os trens a vapor. Com estes meios de transportes, foi possível transportar mais mercadorias e pessoas, num tempo mais curto e com custos mais baixos.
A Fábrica

As fábricas do início da Revolução Industrial não apresentavam o melhor dos ambientes de trabalho. As condições das fábricas eram precárias. Eram ambientes com péssima iluminação, abafados e sujos. Os salários recebidos pelos trabalhadores eram muito baixos e chegava-se a empregar o trabalho infantil e feminino. Os empregados chegavam a trabalhar até 18 horas por dia e estavam sujeitos a castigos físicos dos patrões. Não havia direitos trabalhistas como, por exemplo, férias, décimo terceiro salário, auxílio doença, descanso semanal remunerado ou qualquer outro benefício. Quando desempregados, ficavam sem nenhum tipo de auxílio e passavam por situações de precariedade.
Reação dos trabalhadores

Em muitas regiões da Europa, os trabalhadores se organizaram para lutar por melhores condições de trabalho. Os empregados das fábricas formaram as trade unions (espécie de sindicatos) com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos empregados. Houve também movimentos mais violentos como, por exemplo, o ludismo. Também conhecidos como "quebradores de máquinas", os ludistas invadiam fábricas e destruíam seus equipamentos numa forma de protesto e revolta com relação a vida dos empregados. O cartismo foi mais brando na forma de atuação, pois optou pela via política, conquistando diversos direitos políticos para os trabalhadores.
Conclusão

A Revolução tornou os métodos de produção mais eficientes. Os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, barateando o preço e estimulando o consumo. Por outro lado, aumentou também o número de desempregados. As máquinas foram substituindo, aos poucos, a mão-de-obra humana. A poluição ambiental, o aumento da poluição sonora, o êxodo rural e o crescimento desordenado das cidades também foram conseqüências nocivas para a sociedade. 
Até os dias de hoje, o desemprego é um dos grandes problemas nos países em desenvolvimento. Gerar empregos tem se tornado um dos maiores desafios de governos no mundo todo. Os empregos repetitivos e pouco qualificados foram substituídos por máquinas e robôs. As empresas procuram profissionais bem qualificados para ocuparem empregos que exigem cada vez mais criatividade e múltiplas capacidades. Mesmo nos países desenvolvidos tem faltado empregos para a população.

Consequências da Revolução Industrial
História, avanços, mudanças ocorridas, novas necessidades

Aumento da poluição do ar foi uma das consequências da Revolução Industrial
  Introdução 
A Revolução Industrial foi uma mudança na forma de produção de mercadorias ocorrida em meados do século XIX. Com origem na Inglaterra, revolucionou o modo de produção com o uso de máquinas à vapor e transformações no sistema de trabalho da época. Essa transformação foi um marco decisivo na história e suas consequências sentimos até os dias atuais.
Principais consequências da Revolução Industrial

- Diminuição do trabalho artesanal e aumento da produção de mercadorias manufaturadas em máquinas;
- Criação de grandes empresas com a utilização em massa de trabalhadores assalariados;
- Aumento da produção de mercadorias em menos tempo;
- Maior concentração de renda nas mãos dos donos das indústrias;
- Avanços nos sistemas de transportes (principalmente ferroviário e marítimo) à vapor;
- Desenvolvimento de novas máquinas e tecnologias voltadas para a produção de bens de consumo;
- Surgimento de sindicatos de trabalhadores com objetivos de defender os interesses da classe trabalhadora;
- Aumento do êxodo rural (migração de pessoas do campo para as cidades) motivado pela criação de empregos nas indústrias;
- Aumento da poluição do ar com a queima do carvão mineral para gerar energia para as máquinas;
- Crescimento desordenado das cidades, gerando problemas de submoradias;
- Aumento das doenças e acidentes de trabalhos em função das péssimas condições de trabalho nas fábricas;
- Uso em grande quantidade de mão-de-obra infantil nas fábricas. 

Segunda Revolução Industrial
A Segunda Revolução Industrial, avanços tecnológicos, invenções, contexto histórico, história, resumo

Indústria do final do século XIX
  Introdução 
A Segunda Revolução Industrial aconteceu na segunda metade do século XIX e representou um aprimoramento técnico e científico da Primeira Revolução Industrial da segunda metade do século XVIII.
Principais características da Segunda Revolução Industrial:
- Forte desenvolvimento tecnológico aplicado, principalmente, às indústrias elétrica, química, metalúrgica, farmacêutica e de transportes;
- Época de importantes invenções (veja relação abaixo) tecnológicas que melhoraram muito a qualidade de vida das pessoas e ajudaram a aumentar a produção das indústrias;
- Estados Unidos e Alemanha despontam como grandes potências industriais e econômicas, juntos com Inglaterra e França;
- A população urbana passa a ser maior do que a rural na Europa, O êxodo rural é motivado pelos empregos gerados nas indústrias das cidades;
- Utilização do gás e petróleo como combustíveis e fontes importantes de geração de energia. O carvão mineral começa, aos poucos, ficar em segundo plano;
- Uso da energia elétrica na iluminação urbana, residencial e industrial;
- Utilização do sistema de linha de produção nas indústrias.

Principais invenções tecnológicas deste período:
- Prensa móvel
- Motor de combustão interna
- Telefone
- Rádio
- Autofalante
- Fita elétrica
- Furadeira elétrica
- Microfone
- Gramofone
- Refrigerador
- Filme fotográfico
- Antena
- Cinema
- Automóvel
- Lâmpada elétrica
- Fonógrafo
- Válvula eletrônica
- Raio X

Fases da Revolução Industrial
As três fases da Revolução Industrial e suas características, resumo

Interior de uma fábrica de tecidos na época da Primeira Revolução Industrial
  Primeira Fase 
- Teve inicio na Inglaterra em meados do século XVIII. Espalhou-se durante a segunda metade do século para outros países da Europa.
- O pioneirismo inglês pode ser explicado pela existência no país de minas de carvão mineral (fonte de energia) e minério de ferro (matéria-prima).
- O capitalismo industrial teve grande impulso.
- Foi possível graças ao acumulo de capital.
- Invenção e uso de novos sistemas de transporte como, por exemplo, ferroviário (locomotivas a vapor) e navios a vapor. Estas invenções eram para suprir a necessidade de transporte de mercadorias em larga escala.
- Foi uma fase de transição do sistema de produção artesanal para o industrial. 
- Houve a invenção de diversas máquinas movidas a vapor.
- Os trabalhadores das fábricas recebiam salários baixos, enfrentam péssimas condições de trabalho e não tinham direitos trabalhistas.
- Houve o uso de mão-de-obra infantil e feminina com salários abaixo dos homens.
- Busca de matérias- primas e mercados consumidores na África e Ásia, através do neocolonialismo.
Segunda Fase

- Teve inicio nos Estados Unidos no final do século XIX e começo do século XX.
- Criação e uso de novas tecnologias como, por exemplo, veículos automotores e aviões (carros, ônibus, etc).
-  Houve também um significativo aperfeiçoamento nas tecnologias usadas nas máquinas industriais que se tornaram mais eficientes.
- Sistemas de produção mais eficientes, resultando em maior produtividade com redução de custos como, por exemplo, o fordismo.
- Uso do petróleo e energia elétrica como fontes de energia principais.
- Avanços na área de telecomunicações como, por exemplo, telefone e rádio.
Terceira Fase
- Liderada também pelos Estados Unidos, teve inicio com o final da Segunda Guerra Mundial (meados do século XX). É a fase que vivemos até a atualidade.
- Introdução do uso de novas fontes de energia como, por exemplo, a nuclear.
- Desenvolvimento e início do uso da informática, principalmente por parte de empresas e governos. Posteriormente para todas as pessoas.
- Melhorias nas condições de trabalho com ampliação dos direitos trabalhistas.
- Fortalecimento do sistema capitalista.
- Crescimento econômico do Japão e da Alemanha que passam a figurar como potências econômicas na segunda metade do século XX.
- Desenvolvimento da Genética e da Biotecnologia, oferecendo novos recursos para a área médica e fortalecendo a indústria de medicamentos.
- Desenvolvimento da Globalização, principalmente após o fim da Guerra Fria, que trouxe um novo cenário nas relações econômicas e formas de produção.
- No final do século XX e começo do XXI, temos o desenvolvimento da Internet que alavancou o mundo do comércio e das finanças.
- Inicio, a partir da década de 1970, das preocupações com o Meio Ambiente (aquecimento global, efeito estufa, desmatamentos, extinção de espécies animais, buraco na camada de ozônio). Vale lembrar que grande parte destes problemas ambientais foram causados pela Revolução Industrial desde sua primeira fase.
- Aumento da importância, no cenário econômico global, dos países emergentes (China, Rússia, Brasil e Índia).

Ludismo
O Ludismo durante a Revolução Industrial, objetivos do movimento ludista, reação dos trabalhadores
Os ludistas em ação quebrando máquinas
Os ludistas em ação: quebrando máquinas
  Introdução 
O ludismo foi um movimento social ocorrido na Inglaterra entre os anos de 1811 e 1812. Contrários aos avanços tecnológicos ocorridos na Revolução Industrial, os ludistas protestavam contra a substituição da mão-de-obra humana por máquinas. O nome do movimento deriva de um dos seus líderes, Ned Ludd. 
Com a participação de operários das fábricas, os "quebradores de máquinas", como eram chamados os ludistas, fizeram protestos e revoltas radicais. Invadiram diversas fábricas e quebraram máquinas e outros equipamentos que consideram os responsáveis pelo desemprego e as péssimas condições de trabalho no período.

O movimento ludista perdeu força com a organização dos primeiros sindicatos na Inglaterra, as chamadas trade unions.
Trecho de uma canção ludista:
"Nós marchamos para realizar a nossa vontade
Com machado, lança ou fuzil
Meus valentes cortadores
Os que com apenas um só forte golpe
rompem com as máquinas cortadeiras" 

Imagens da Revolução Industrial 
Imagens com cenas da história da Revolução Industrial, História da Industrialização em imagens, cenas cotidianas
 
  Imagens da Revolução Industrial
  Cidade sendo iluminada a noite pelos altos-fornos de ferro (pintura de Loutherbourg)
altos fornos da Revolução Industrial

Interior de uma tecelagem inglesa
tecelagem

A máquina a vapor de James Watt, movida a carvão, foi muito importante para a Revolução Industrial
máquina à vapor

Trabalho feminino numa fábrica
trabalho feminino

Máquina de fiação construída por Samuel Crompton em 1775

Jovem carregando carvão numa mina da Inglaterra: péssimas condições de trabalho 
trabalho na época da Revolução Industrial

Construção de ferrovia na Inglaterra durante a Revolução Industrial
ferrovia, Revolução Industrial

James Watt, engenheiro mecânico e inventor, foi de fundamental importância no aperfeiçoamento da máquina a vapor durante a Revolução Industrial.
James Watt
Manufatura
Conceito, manufatura na Revolução Industrial, avanços tecnológicos na manufatura, história, trabalho em série

Manufatura: produção com uso de máquinas e trabalho em série
  Conceito de manufatura 
Manufatura é um sistema de fabricação de grande quantidade de produtos de forma padronizada e em série. Neste processo pode ser usado somente as mãos (como era feito antes da Revolução Industrial) ou com a utilização de máquinas como passou a ocorrer após a Revolução Industrial.
Embora o termo manufatura tenha surgido relacionado ao trabalho manual, atualmente usamos a expressão "produto manufaturado" para nos referir ao bem produzido de forma industrial, ou seja, com o uso de máquinas.
O termo manufatura também é empregado para o local de produção de bens industrializado, ou seja, a fábrica.
A manufatura na Revolução Industrial
A Revolução Industrial significou um grande avanço no processo de produção de bens. O trabalho exclusivamente manual foi substituído pelo uso de máquinas, resultando na produção de maior quantidade de produtos em tempo menor. Além das máquinas, a manufatura passou a caracterizar-se pelo utilização do trabalho em série (por etapas) e especializado (cada trabalhador executava uma ação).
Avanços tecnológicos: máquinas
- 1765: o engenheiro escocês James Watt aumenta a eficiência do motor a vapor ao introduzir o condensador na máquina de Newcomen.
- 1768: o inventor inglês Sir Richard Arkwright cria uma máquina de fiar avançada para o período, aumentando significativamente a produtividade
- 1793: o engenheiro norte-americano Eli Whitney cria o descaroçador de algodão.

Questões sobre a Revolução Industrial 
Questões para testar os conhecimento sobre a Revolução Industrial, testes de multipla escolha, exercícios

  Questões sobre a Revolução Industrial (respostas no final da página)
1. A Revolução Industrial teve início na Inglaterra em meados do século XVIII. Qual das alternativas abaixo explica o pioneirismo inglês na Revolução Industrial?
A - Presença de petróleo no território; mão-de-obra em abundância; capital da nobreza para investimentos; presença de grande quantidade de máquinas importadas da França.
B - Economia baseada no feudalismo, grande quantidade de artesãos; boas reservas de carvão mineral; contatos comerciais com a Índia.
C - Presença de grandes reservas de carvão mineral e minério de ferro em seu território; mão-de-obra em abundância; capital da burguesia para investimentos em indústrias; mercado consumidor.
D - Grandes investimentos em transporte marítimo; grandes reservas de petróleo; mão-de-obra estrangeira em abundância; relações comerciais com o Brasil.
__________________________________
2. Quais os dois tipos de transportes que foram fundamentais para a Revolução Industrial?
A - Transporte marítimo (através dos navios a vapor) e transporte ferroviário (locomotivas a vapor).
B - Transporte aéreo (aviões e helicópteros) e transporte ferroviário (locomotivas a vapor).
C - Transporte marítimo (através dos navios a vapor) e transporte veicular (automóveis e caminhões).
D - Transporte aéreo (aviões e helicópteros) e transporte animal (bois, cavalos, etc).
__________________________________
3. Qual das alternativas abaixo aponta uma das principais invenções que foi fundamental para a Revolução Industrial?
A - Telefone
B - Telégrafo
C - Calculadora manual
D - Máquina a vapor
__________________________________
4. Sobre a condição de vida dos operários (trabalhadores das fábricas) na época da Revolução Industrial é correto afirmar que:
A - Tinham apenas férias remuneradas como direito trabalhista, podiam se organizar livremente em sindicatos, recebiam salários justos que lhes permitiam viver de forma digna.
B - Eles não tinham direitos trabalhistas, trabalhavam muito e ganhavam pouco, o ambiente de trabalho apresentava péssimas condições.
C - Trabalhavam apenas 5 dias por semana, recebiam vários benefícios trabalhistas, tinham um ambiente de trabalho em boas condições.
D - Recebiam salários baixos, enfrentavam duras jornadas de trabalho, não apresentavam problemas de saúde relacionados ao trabalho.
__________________________________
5. Um dos principais movimentos trabalhistas contra as péssimas condições de trabalho na Revolução Industrial ficou conhecido como Ludismo. Qual das alternativas abaixo explica melhor este movimento?
A - Os ludistas buscavam negociar melhores condições de trabalho com os donos das indústrias.
B - Os ludistas protestavam através de passeatas e outras manifestações pacíficas contra as condições de trabalho dos operários.
C - Os ludistas buscavam, através das eleições, eleger representantes do movimento para lutar pelas causas trabalhistas.
D - Também conhecidos como "quebradores de máquinas", os ludistas invadiam fábricas e quebravam as máquinas numa forma de protesto e revolta com relação às péssimas condições de trabalho enfrentadas pelos operários.
Filmes sobre a Revolução Industrial 
Indicação de documentários e filmes sobre a Revolução Industrial, melhores filmes históricos sobre o tema
Germinal, filme sobre a Revolução Industrial Germinal: retrata as consequências sociais da Revolução Industrial
 
  Documentários e filmes sobre a Revolução Industrial
Germinal
   Ano: 1993
   Direção: Claude Berri
   Gênero: Drama / Romance
Tempos Modernos
   Ano: 1936
   Direção: Charles Chaplin
   Gênero: Comédia
   * retrata a Segunda Revolução Industrial
Oliver Twist
   Ano: 1948
   Direção: David Lean
   Gênero: Drama
Daens - Um Grito de Justiça
   Ano: 1992
   Direção: Stijn Coninx
   Gênero: Drama / Biografia / Histórico
A modernidade chega a vapor
   Ano: 2002
   Direção: Ministério da Educação - MEC
   Gênero: Documentário histórico
   * retrata a chegada da Revolução Industrial no Brasil

 Fonte: http://www.suapesquisa.com/industrial/
1. C | 2. A | 3. D | 4. B | 5. D

Nenhum comentário:

Postar um comentário