sábado, 3 de novembro de 2012

As colonizações inglesa, francesa e holandesa

As colonizações inglesa, francesa e holandesa 
A França, a Holanda e a Inglaterra atrasaram suas participações dentro do processo expansionista europeu, onde por esse motivo esses 3 países estão incluídos dentro do quadro das Navegações Tardias.
A colonização Francesa: 
A França organizou as suas primeiras expedições marítimas no século XVI com a intenção de atingir a América, e muitas dessas expedições realizavam ataque e saques sobre as possessões portuguesas e espanholas. Em 1555, a tentativa dos franceses de instituir França Antártica no Brasil foi fracassada. E entre os anos de 1534 e 1535 Jacques Cartier ocupou o território da foz do Rio São Lourenço, na América do Norte, onde foi criada a colônia Nova França. Em 1608, foi criada a Companhia Comercial Nova França que organizada e patrocinava várias expedições francesas, e com isso Samuel Champlain começou a explorar terras do Canadá, fundando a cidade de Quebec. Em 1642, os franceses ampliaram o seu campo de dominação fundando a Montreal, e ocupando a região dos Grandes Lagos em 1673, e a partir daí atingiram a foz do Mississipi de onde seguiram até chegar numa vasta região dos EUA onde atualmente localiza-se o estado de Luisiana.
A colonização inglesa: 
As primeiras expedições inglesas iniciadas no final do século XV foram fracassadas, somente no ano de 1607 é que a situação foi superada quando a empresa privada London Company fundou a colônia Virginia, no litoral atlântico dos Estados Unidos. Nessa mesma época, outra empresa privada, a Plymouth Company, iniciou a ocupação da Nova Inglaterra. A partir daí, o processo de colonização inglesa se fortaleceu, formando as treze colônias inglesas que deram origem aos Estados Unidos. As treze colônias formaram-se na faixa atlântica dos Estados Unidos, ao Norte e ao Centro estavam as colônias de povoamento, e ao Sul ficavam as colônias de exploração.
A colonização holandesa:
Em 1581, a Holanda, que até então era dominada pela Espanha, proclamou a sua independência. Em 1602 surgiu a Companhia de Comércio das Índias Orientais, e em 1621 surgiu a Companhia de Comércio das Índias Ocidentais, para resistir ás imposições espanholas. E a partir daí, os holandeses iniciaram de fato os seus processos de expansão marítima.
No Oriente Médio, atingiram porções do Império luso-espanhol. Entre os anos de 1630 e 1654, ocuparam as regiões da Bahia e Pernambuco no Brasil, tomando posse da produção açucareira e dos lucros do tráfico negreiro. Em 1654, após as Batalhas de Guararapes os holandeses foram obrigados a deixar o território brasileiro, e foram se instalar na Guiana e nas ilhas de Curaçao, nas Antilhas, onde desenvolveram a produção açucareira. Na América do Norte, atingiram o vale do Hudson, onde foi criada a colônia Nova Amsterdã, que eventualmente se tornaria a cidade de Nova York.

fonte: http://www.colegioweb.com.br/historia/as-colonizacoes-inglesa-francesa-e-holandesa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário