sábado, 14 de agosto de 2010

Usando as tecnologias na sala de aula

Plano de Trabalho

Tema: A diversidade cultura na sociedade contemporânea


1. Definição e Característica do problema
A diversidade cultural em nossa sociedade local e nacional é percebida com freqüência, diversidade essa que não se refere apenas em conseqüência das varias culturas ou de identidades culturais existentes em nosso País, mas, também é sinônimo de diálogo e de valores compartilhados. Com isso o conceito de diversidade cultural, vai mais além naquilo que a multiplicidade de culturas contempla, em uma perspectiva na qual cada cultura se desenvolve e evolui em contato com outras culturas. Quando se refere à cultura, ela se origena da palavra latina cultura que designava os cuidados nos campos e com os animais. A partir do século XVI, passa a significar a ação de cultivar, quer dizer formar, acepção da qual decorre o sentido que lhe damos nos dias atuais. A cultura assume então este conjunto de significados, de valores e de crenças que determina nossa forma de fazer e de estruturar os modos do pensamento.

2. Objetivos Gerais
• Possibilitar o Conhecimento do mundo da diversidade no contexto social, a fim de contribuir para a construção de um saber articulado com os diversos tipos de saberes, costumes, experiências culturais e etnias.
• Dar a conhecer à turma, a cultura local e nacional, assim como as tradições, costumes, entre outras coisas.

3. Objetivos Específicos
• Conhecer o processo de construção de moradias de cada bairro;
• Analisar o espaço dos bairros como um território segregado;
• Estimular o aluno a conhecer melhor as mudanças e a história da cidade;
• Conhecer a diversidade cultural dos diversos povos brasileiros.

4. Conteúdos Curriculares e Disciplinas envolvidas:

Português: Produção textual;
• Confecção de cartazes;
• Gincana;
• Pesquisas;
• Concursos de cartazes;

Matemática:
• Quantidade de moradores da cidade e do País em suas diversas classes sociais;
• Pesquisas de campo;

História:
• Costumes e tradição da população;
• Diversidade cultural;
• Origens e etnias dos povos

Artes:
• Cultura da População;
• Crenças;
• Artistas locais;

Geografia:
• Paisagem urbana, espaço e localização geográfica.

5. Plano de Ações
1º etapa 2º etapa 3º etapa
Descrição
Pesquisa Campo
Reconhecer os bairros e suas diversidades;
Ver a história de cada família e sua origem. Sala de aula
Relatar o que foi visto na pesquisa de campo;
Fazer pesquisa na internet, para comparar a realidade local com a realidade do País. Culminância
Exposição do trabalho realizado.
Tempo previsto
03/05/2010 à 21/05/2010 24/05/2010 à 09/07/2010 12/07/2010 a 16/07/2010

6. Tempo total de realização do projeto;
O referido projeto se desenvolverá durante o 2º bimestre no período de 03/05 a 16/07/2010.

7. Material e suporte necessário:
Computador, impressora, TV, vídeo, data show, rádio, câmera digital, internet, papel pardo, cartolina, lápis hidrocor, fita crepe, papel fotográfico, entre outros materiais.

8. Atores e papéis que deverão desempenhar:
Os atores envolvidos serão professores e alunos, que desempenharam os seguintes papeis:
• Realização de pesquisas de campo, para conhecer as diversidades ali existentes;
• Relatórios Fotográficos dos bairros para ser comparados com fotos antigas da cidade atual e da cidade velha;
• Estudar a origem das pessoas que residem na cidade.

9. Formas de Avaliação da atividade:
• Durante o processo:
Será analisado e debatido cada situação pesquisada continuamente durante a realização das atividades realizadas;
• Ao final da execução do projeto;
Produção textual;
Relatório sobre a diversidade cultural da população local comparando com as demais;
Realização de feira cultural com exposição das atividades desenvolvidas durante o projeto.

10. Socialização/divulgação dos resultados:
Através de Aulas expositivas, com fotos, cartazes, slides para toda a escola onde demonstrará a situação da sociedade atual.
11. Fontes de Pesquisa:
http://www.mineiropt.com.br/cd_perfilmunic/
http://www.idema.rn.gov.br/
http://www.ibge.gov.br/
http://bndigital.bn.br/projetos/redememoria/
http://portal.unesco.org/en/ev.php-URL_ID=10238&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html
http://www.tvescola.mec.gov.br/
ARAÚJO, Willian César, São Rafael Sua história e suas famílias, Gráfica Vilar, Parelhas/RN, 2002.
CAVALHO, Jô; LOPES, Alexandre, São Rafael Memória de uma cidade submersa, Editora da UFRN, Natal/RN, 1999.

2 comentários:

  1. Esse projeto é bastante interessante, com ele os educandos conhece a diversidade cultural existente na cidade e no país, ele é bastante pertinenete, sem contar que o professor está inserindo as midias na sala de aula. Parabéns pelo projeto.

    ResponderExcluir