domingo, 26 de janeiro de 2020

BARÃO DE SERRA BRANCA É UM DISTRITO LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE SANTANA DO MATOS/RN, RECEBE ESSE NOME EM HOMENAGEM AO BARÃO FELIPE NERI.

Resultado de imagem para barão de serra branca
Felipe Neri comprou o título de Barão por 15 mil contos de réis, sendo concedido em 19 de agosto de 1888, pela princesa Isabel. Ele esteve envolvido com a política apenas durante a monarquia. Câmara Cascudo, em seu Livro das Velhas Figuras 6, lembra que o Barão, como chefe conservador, financiava eleições e ia à frente dos eleitores decidir o pleito. 

O Barão de Serra Branca nasceu em Santana do Matos em 2 de maio de 1829. Era filho de pequenos proprietários rurais e criou-se na luta do campo. O Barão de Serra Branca foi integrante da Assembléia Legislativa Provincial em 1878-79 e 1880-81. 

A fabricação de açúcar só teve maiores rumos em 1845, assim como a criação do gado passou a ser mais rentável a partir de 1860. "Felipe Neri estava no seu clima...", acrescenta Câmara Cascudo. 

Mesmo sendo o tipo tradicional do patriarca, Felipe Neri era risonho e gostava de tocar rebeca na parte da tarde. Sentava-se numa cadeira de couro, afinava o instrumento e fazia a alegria dos molequinhos que se juntavam para ouví-lo. 

Em 30 de março de 1888, o Barão de Serra Branca libertou seus escravos. O nome do sítio Serra Branca se deve ao belo elevado de rocha coberta por uma cor alva que dá um tom de cordilheira dos Andes à serra. 
Resultado de imagem para barão de serra brancaResultado de imagem para barão de serra brancaResultado de imagem para barão de serra branca
Resultado de imagem para barão de serra brancaResultado de imagem para barão de serra brancaResultado de imagem para barão de serra brancaResultado de imagem para barão de serra brancaResultado de imagem para barão de serra branca

Ele morreu em 16 de julho de 1893, nos arredores de Caicó, quando retornava da sua visita ao Juazeiro. Conta-se até hoje que o Padre Cícero teve uma premonição e deu um conselho ao amigo que só se "arranchasse" quando chegasse em terras do Rio Grande do Norte.


FONTE - http://tribunadonorte.com.br/especiais/redescobrindorn/redescobrindorn_paginterna.php?id=150051

Nenhum comentário:

Postar um comentário