quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Revolução Russa

Introdução
No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada e dependente da agricultura, pois 80% de sua economia estava concentrada no campo (produção de gêneros agrícolas).
Rússia Czarista
Os trabalhadores rurais viviam em extrema miséria e pobreza, pagando altos impostos para manter a base do sistema czarista de Nicolau II. O czar governava a Rússia de forma absolutista, ou seja, concentrava poderes em suas mãos não abrindo espaço para a democracia. Mesmo os trabalhadores urbanos, que desfrutavam os poucos empregos da fraca indústria russa, viviam descontentes com os governo do czar.
No ano de 1905, Nicolau II mostra a cara violenta e repressiva de seu governo. No conhecido Domingo Sangrento, manda seu exército fuzilar milhares de manifestantes. Marinheiros do encouraçado Potenkim também foram reprimidos pelo czar.
Começava então a formação dos sovietes (organização de trabalhadores russos) sob a liderança de Lênin. Os bolcheviques começavam a preparar a revolução socialista na Rússia e a queda da monarquia.
revolução russa Lênin fala aos revolucionários em 1917  
A Rússia na Primeira Guerra Mundial
Faltava alimentos na Rússia czarista, empregos para os trabalhadores, salários dignos e democracia. Mesmo assim, Nicolau II jogou a Rússia numa guerra mundial. Os gastos com a guerra e os prejuízos fizeram aumentar ainda mais a insatisfação popular com o czar.
Greves,  manifestações e a queda da monarquia
As greves de trabalhadores urbanos e rurais espalham-se pelo território russo. Ocorriam muitas vezes motins dentro do próprio exército russo. As manifestações populares pediam democracia, mais empregos, melhores salários e o fim da monarquia czarista. Em 1917, o governo de Nicolau II foi retirado do poder e assumiria Kerenski (menchevique) como governo provisório.
A Revolução Russa de outubro de 1917
Com Kerenski no poder pouca coisa havia mudado na Rússia. Os bolcheviques, liderados por Lênin, organizaram uma nova revolução que ocorreu em outubro de 1917. Prometendo paz, terra, pão, liberdade e trabalho, Lênin assumiu o governo da Rússia e implantou o socialismo. As terras foram redistribuídas para os trabalhadores do campo, os bancos foram nacionalizados e as fábricas passaram para as mãos dos trabalhadores.
Lênin também retirou seu país da Primeira Guerra Mundial no ano de 1918. Foi instalado o partido único: o PC (Partido Comunista).
A formação da URSS
Após a revolução, foi implantada a URSS ( União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Seguiu-se um período de grande crescimento econômico, principalmente após a NEP ( Nova Política Econômica ). A URSS tornou-se uma grande potência econômica e militar. Mais tarde rivalizaria com os Estados Unidos na chamada Guerra Fria. Porém, após a revolução a situação da população geral e dos trabalhadores pouco mudou no que diz respeito à democracia. O Partido Comunista reprimia qualquer manifestação considerada contrária aos princípios socialistas. A falta de democracia imperava na URSS.
Os líderes da União Soviética durante o regime socialista:
- Vladimir Lenin (8 de novembro de 1917 a 21 de janeiro de 1924)
- Josef Stalin (3 de abril de 1922 a 5 de março de 1953)
- Nikita Khrushchov (7 de setembro de 1953 a 14 de outubro de 1964)
- Leonid Brejnev (14 de outubro de 1964 a 10 de novembro de 1982)
- Iúri Andopov (12 de novembro de 1982 a 9 de fevereiro de 1984)
- Konstantin Chernenko (13 de fevereiro de 1984 a 10 de março de 1985)
- Mikhail Gorbachev (11 de março de 1985 a 24 de agosto de 1991)


Lênin
Biografia de Lênin, participação na Revolução Russa, governo de Lênin na Rússia, frases
Lênin
Lênin: revolucionário e estadista russo
Quem foi 
Vladimir Ilyich Ulyanov, mais conhecido como Lênin, foi um importante revolucionário, líder da Revolução Russa de 1917, e estadista russo. Nasceu em 22 de abril de 1870 na cidade russa de Simbirsk (atual Ulyanovsk) e morreu em 21 de janeiro de 1924 em Gorki (próximo a Moscou).
Biografia e vida política
Lênin, aos 19 anos de idade, sofreu um grande trauma familiar. Seu irmão mais velho, Alexandre Uliánov, foi executado pelas forças czaristas, por ter sido acusado de participar de um golpe contra o czar Alexandre III.

Em 1887 foi estudar direito em Kasan (cidade no Tartaristão – Rússia).

Em 1895, Lênin foi preso por participar de um movimento que propagava idéias marxistas entre trabalhadores de fábricas de São Petersburgo. Na ocasião foi enviado para cumprir pena na Sibéria (extremo norte da Rússia).

Em 1900, já libertado, Lênin foi viver exilado na Suíça como líder do Partido Bolchevique. Foi de fundamental importância na organização partidária e na propagação das idéias marxistas que faziam oposição ao sistema czarista na Rússia.

Com o início do processo revolucionário, Lênin retornou para a Rússia para liderar a revolução bolchevique. Em outubro de 1917, assumiu o governo da Rússia e implantou o socialismo. Uma das primeiras medidas tomadas por Lênin foi retirar a Rússia da Primeira Guerra Mundial.

Lênin resistiu com força ao movimento contra-revolucionário (1918-21). Nacionalizou indústrias e bancos, controlou as terras agrícolas e estabeleceu um forte controle político e econômico.

Em 1921, implantou a NEP (Nova Política Econômica) na Rússia. O objetivo era dar um pouco mais de liberdade para o comércio e agricultura para que a economia russa pudesse crescer.

Em 1922, criou, em conjunto com os sovietes, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
Frases de Lênin
"A verdade é sempre revolucionária. "
"A revolução começa em casa. "
"O marxismo é onipotente porque é verdade. "
"O imperialismo surgiu como desenvolvimento e continuação direta das propriedades fundamentais do capitalismo."
"Não há prática revolucionária sem teoria revolucionária e vice-versa".

Bolcheviques
Formação dos bolcheviques, idéias, Revolução Russa, oposição aos mencheviques
bolcheviques
Poster Bolchevique da época da Revolução Russa
História, idéias e participação na Revolução Russa
Os bolcheviques (em russo significa “majoritários”) era um grupo político russo, formado por integrantes do POSDR (Partido Operário Social-Deocrata Russo). 
Formado no começo do século XX, o movimento bolchevique fazia oposição ao governo czarista de Nicolau II. Defendiam uma revolução armada de caráter socialista. Por outro lado, os mencheviques , liderados por Martov, defendiam primeiro a instalação da democracia e só depois o socialismo.
Liderados por Lênin, o Partido Bolchevique comandou o processo da Revolução Russa de 1917, que derrubou o governo czarista e implantou o sistema socialista na Rússia.
Um ano após a Revolução Russa de 1917, os bolcheviques mudaram o nome do partido para Partido Comunista da União Soviética.

Stalin
Quem foi Stalin, nome completo, nascimento e morte, realizações, União Soviética, Comunismo, frases, Revolução Russa
stalin
Stalin: um dos principais líderes da ex União Soviética
Nome Completo 
Josef  Vissarionovitch Stalin
Quem foi
Stalin foi o líder da União Soviética entre os anos de 1922 e 1953. Foi secretário geral do Partido Comunista da União Soviética e do Comite Central.
Nascimento
Stalin nasceu na cidade de Gori (na atual Geórgia) em 21 de dezembro de 1878.
Morte
Stalin morreu na cidade de Moscou (atual capital da Rússia) em 5 de março de 1953.
Principais realizações
- Comandou a União Soviética entre os anos 1922 e 1953, ou seja, poucos anos após a Revolução Russa de 1917.
- Comandou a União Soviética durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), resistindo ao avanço das tropas nazistas em território soviético.
- Implantou uma política de expansão territorial, ampliando os limites geográficos da União Soviética.
- Levou a União Soviética a ser uma das principais potências no período pós-guerra.
- Foi um dos principais responsáveis pela implantação do sistema socialista na União Soviética (coletivização de terras, nacionalização de bancos e passagem de empresas para as mãos dos trabalhadores).
- Implantou um sistema de censura, perseguições e assassinatos de opositores políticos do regime.
Frases
- "O artista é um engenheiro da alma humana".
- "O proletariado é o único chefe de nossa revolução...".
- "As ideias são mais poderosas do que as armas".
- " Não se pode fazer uma revolução com luvas de seda".

Czar Nicolau II
Quem foi Czar Nicolau II, nome completo, nascimento e morte, realizações, Revolução Russa
Czar Nicolau II
Czar Nicolau II: último imperador da Rússia
Nome Completo 
Nikolái Alieksándrovich Románov
Quem foi
Czar Nicolau II foi o último imperador da Rússia. Seu reinado durou de 1 de novembro de 1894 até 15 de março de 1917 (data de sua abdicação). Foi também rei da Polônia e grão-duque da Finlândia. Seu Reinado terminou com a Revolução Russa de 1917.
Nascimento
Czar Nicolau II nasceu na cidade de São Petersburgo (Rússia) em 18 de maio de 1868.
Morte
Czar Nicolau II morreu na cidade de Ekaterinburgo (Rússia) em 17 de julho de 1918. Foi executado, junto com membros de sua família, pelos bolcheviques no porão de sua residência.
Casa Real que pertenceu
Romanov
Dinastia
Romanov
Resumo de seu reinado:
- Aumento da crise econômica na Rússia;
- Crise militar;
- Domingo Sangrento em 1905: massacre de manifestantes em São Petersburgo;
- Entrada da Rússia na Primeira Guerra Mundial, de forma despreparada.
Canonização:
- O Czar Nicolau II foi canonizado pela Igreja Ortodoxa Russa, passando a ser São Nicolau (Portador da Paz). 

 Questões sobre a Revolução Russa
1. Uma das principais causas da Revolução Russa foi a situação de injustiça social que afetava as camadas mais pobres da população no começo do século XX. Qual das alternativas abaixo apresenta características do contexto histórico da Rússia pré-revolução?
A - trabalhadores urbanos, clero e nobreza pagavam altos impostos; setor industrial desenvolvido; camponeses vivendo em situação de miséria.
B - trabalhadores rurais vivendo em extrema situação de pobreza; economia atrasada; altos impostos pagos pelas camadas mais baixas da sociedade.
C - agricultura atrasada, distribuição de renda igualitária; privilégios sociais, políticos e econômicos para a nobreza.
D - boa situação econômica para toda população, falta de democracia, altos impostos pagos pela nobreza e clero.
__________________________________
2. A Revolução Russa de outubro de 1917 foi liderada por Lênin e os revolucionários prometiam as seguintes ações:
A - Implantação o sistema capitalista na Rússia após a revolução.
B - Um governo socialista, apoiado pela nobreza russa.
C - Distribuição de terras, igualdade social, democracia e participação do clero nas decisões do governo.
D - Paz (saída da Rússia da 1ª Guerra Mundial), terra, pão, liberdade e trabalho.
__________________________________
3. Qual das alternativas abaixo apresenta as principais mudanças ocorridas na Rússia após a revolução e implantação do socialismo?
A - Nacionalização de bancos; implantação de leis que favoreciam os donos de indústrias, implantação de sistema democrática com eleições livres e diretas para todos os cargos públicos.
B - Redistribuição de terras para os trabalhadores do campo
C - Redistribuição de terras para os trabalhadores do campo; nacionalização de bancos; controle das fábricas pelos operários.
D - Implantação de sistema democrático, fortalecimento de laços econômicos e militares com os Estados Unidos, criação de governo composto por integrantes de todas as camadas da sociedade russa.
__________________________________
4. Qual das alternativas abaixo explica melhor a situação política da Rússia após a Revolução?
A - O sistema político era unipartidário, ou seja, o governo era controlado por um único partido político: PC (Partido Comunista).
B - O sistema político era bipartidário, ou seja, o governo era controlado por dois partidos políticos: PC (Partido Comunista) e PM (Partido Monarquista).
C - Existiam várias partidos políticos e os presidentes eram escolhidos através de eleições diretas.
D - Embora houvesse apenas um partido político, o Partido Comunista, havia muita liberdade política e de expressão onde todos podiam manifestar livremente suas opiniões e posições políticas sem sofrer perseguições.
__________________________________
5. Em 1922 foi implantada a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Qual das alternativas abaixo apresenta características da URSS.
A - Total liberdade política, investimentos em arte e cultura, política econômica voltada para as camadas mais pobres da população.
B - Sistema econômico capitalista, política militarista, aliança política e militar com os Estados Unidos e Grã-Bretanha.
C - Adesão à economia de mercado, fortes laços comerciais com países do oeste europeu, repressão aos opositores políticos.
D - Falta de democracia, governo controlado pelo Partido Comunista, fortes investimentos nos setores industrial e bélico.


fonte: http://www.suapesquisa.com/russa/

1. B | 2. D | 3. C | 4. A | 5. D

Nenhum comentário:

Postar um comentário