quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

OS PAÍSES HISPANO-AMERICANOS NO INÍCIO DO SÉCULO XX

  • Organização socioeconômica após a independência · Relembrando: a independência foi um projeto das elites agroexportadoras interessadas em manter ou conquistar vantagens comerciais – comercializar diretamente com a Inglaterra. · Até a metade do século XIX a Inglaterra teve posição de destaque nas relações comerciais, depois sua supremacia foi ameaçada pelos EUA, França, Estados Alemães e Antigas Metrópoles. · As ex-colônias logo alcançaram um relativo crescimento econômico – devido ao aumento das exportações – que foi seguido pelo aumento das desigualdades sociais – uma vez que se mantiveram as características das relações surgidas no período colonial (escravidão ou exploração indígena) → MODERNIZAÇÃO E EXCLUSÃO · RESULTADO DESSE PROCESSO: cristalizou-se um modelo onde a aristocracia detinha não só o poder econômico, mas também o político e cultural.
  • Obstáculos a implantação da democracia. · Na maioria dos casos, após as independências, os estados latino-americanos foram dominados por regimes autoritários e posteriormente ditaduras. · Dificuldades para a Democracia: desigualdades sociais, medo das elites da participação política popular, caudilhismo (semelhante aos “nossos” coronéis)
  • Os resultados da industrialização · Desenvolvimento da burguesia (no inicio frágil, reivindicava modernizar o Estado), do proletariado e de leis trabalhista. Bem como aumento dos descontentamentos sociais.
  • A Revolução Mexicana de 1910 · Da independência em 1821 até à Revolução em 1910 a história do México foi marcada por instabilidade política e por ditaduras militares aliadas ao capital estrangeiro. · Ditadura de Porfírio Diaz (1876 a 1911): aliado das elites. Opositores: maçons, caudilhos dissidentes e frágeis grupos de esquerda. · Movimento de oposição a Ditadura de Porfírio Diaz – lutavam pela liberdade com a liderança de Francisco Madero→ o movimento virou uma revolução social → Porfírio Diaz renuncia → Francisco Madero assume, mas não soluciona os problemas sociais → o governo de Francisco Madero sofre oposição de grupos revolucionários liderado por Emiliano Zapata e Pancho Vila que lutavam por reforma agrária e democracia → Francisco Madero é assassinado a mando do militar Victoriano Huerta que instaura uma ditadura → as ações de Emiliano Zapata e Pancho Vila continuam mesmo após a renúncia de Huerta → Venustiano Carranza assume com apoio dos EUA → continuam as ações de Emiliano Zapata e Pancho Vila até o dia em que esses líderes são assassinados →o movimento revolucionário se enfraquece e o liberalismo apoiado pelos EUA se fortaleceu. 
    fonte: http://histfacil.blogspot.com.br/2009/08/os-paises-hispano-americanos-no-inicio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário